Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Curiosidades sobre o PNLL, PELL E PMLL

VOCÊ SABIA QUE...

O Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – foi instituído por meio da Portaria Interministerial Nº 1.442, de 10 de agosto de 2006?

Foi instituído pelos ministros da Cultura e da Educação. E, em 1º de setembro de 2011, foi instituído por meio do decreto Nº 7.559, firmado pela presidente Dilma Roussef.

As diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro no Brasil (e, em particular, à biblioteca e à formação de mediadores), apre­sentadas neste Plano, levam em conta o papel de destaque que essas instâncias assumem no desenvolvimento social e da cidadania e nas transformações necessárias da sociedade para a construção de um projeto de nação com uma organização social mais justa. Elas têm por base a necessidade de formar uma sociedade lei­tora como condição essencial e decisiva para promover a inclusão social de milhões de bra­sileiros no que diz respeito a bens, serviços e cultura, garantindo-lhes uma vida digna e a es­truturação de um país economicamente viável.
Quatro eixos orientam a organização do Plano:
  • EIXO 1 - Democratização do acesso
  • EIXO 2 - Fomento à leitura e à formação de mediadores
  • EIXO 3 - Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico
  • EIXO 4 - Desenvolvimento da economia do livro
Pretende-se conferir a este Plano a dimensão de uma Política de Estado, de natureza abrangente, que possa nortear, de forma orgânica, políticas, programas, projetos e ações continuadas desen­volvidos no âmbito de ministérios – em particu­lar os da Cultura e da Educação –, governos esta­duais e municipais, empresas públicas e privadas, organizações da sociedade e, em especial, todos os setores interessados no tema.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/pnll

Nenhum comentário:

Postar um comentário